Prevenção

A prevenção é o método mais eficaz e econômico para evitar doenças ou diagnosticá-las precocemente, alcançando a cura.

A alimentação adequada deve ser rica em vegetais e frutas e pobre em alimentos pegajosos, como os carboidratos e os açúcares.

A escovação oral deve englobar toda a cavidade bucal, os dentes, a gengiva, a língua, a mucosa jugal (bochecha) e o palato (céu da boca), sempre acompanhada do uso do fio dental.

O auto exame é um método eficaz no diagnóstico precoce de doenças da boca. Observe todas as estruturas de sua boca, em caso de dúvida, procure o dentista.

A consulta ao dentista deve ser regular, a cada 06 meses, para que seja realizado um exame detalhado da cavidade oral, identificando lesões bucais que comprometam a estética e a saúde oral. O dentista é o profissional indicado para a orientação da escova e fio dental ideal para você, além da técnica de higiene oral correta.

Pacientes portadores de prótese total (dentadura), também devem visitar regularmente o dentista, pois próteses antigas ou mal adaptadas podem causar lesões bucais, sem dor.

O câncer bucal é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato, língua e assoalho bucal. Os fatores de risco ao câncer bucal são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de prótese dentária mal ajustada, além de exposição ao sol sem proteção de filtro solar e chapéu de aba longa. O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores, podendo ou não sangrar e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal.

Câncer e lábio                         Câncer de língua                       Câncer de palato

Previna-se, visite o dentista regularmente ! A sua saúde merece esse carinho !

CIESO - Clínica Integrada de Estética e Saúde Odontológica
Rua Paraná, 63   -
Nova Aldeinha (Aldeia de Barueri)
Barueri  -  SP